bolinha Notícia

O que foi a tragédia de Hillsborough?

O que foi a tragédia de Hillsborough?

Horário Publicado 16/04/2020

Uma das maiores tragédias do futebol mundial aconteceu no dia 15 de abril de 1989, na Inglaterra. A data, inclusive, ficou marcada como um recomeço no futebol do país, que passou a adotar novas medidas de segurança para evitar novas tragédias.

O fato aconteceu numa partida entre Liverpool e Nottingham Forest, duas das principais equipes da Inglaterra na década de 80. O jogo, válido pela semifinal da Copa da Inglaterra daquele ano, foi encerrado ainda nos minutos iniciais.

A sede da partida foi o Hillsborough Stadium, localizado em Shefeld. O estádio foi escolhido pelos organizadores da competição por ser um campo neutro.

O que era para ser uma bela partida de futebol porém, acabou com 96 pessoas mortas esmagadas e/ou asfixiadas. Isso porque uma parte da arquibancada, com capacidade para 15 mil torcedores, recebeu naquele dia 20 mil pessoas.

Eram sete catracas controlando o acesso no local, mas apenas uma estava funcionando. Isso fez com que mais pessoas entrassem no local, superlotando o espaço e causando o esmagamento de quem estava perto das grades.

Naquela época, a Inglaterra sofria com os torcedores violentos, os hooligans. Por isso, os estádio possuíam grades que impediam o acesso dos torcedores ao gramado. Depois dessa tragédia, as grades foram retiradas para sempre.

Quando a arquibancada ficou superlotada, muitas pessoas tentaram escalar a grade para sair da confusão. Os policiais que faziam a segurança do jogo, porém, entenderam que aquilo era uma tentativa de invasão ao gramado e não deixaram isso acontecer.

Só depois, quando entenderam a gravidade da situação, os policiais começaram a deixar as pessoas pularem a grade. A situação no momento já era irreversível, e 96 pessoas acabaram perdendo suas vidas naquela tarde.

Até hoje, os ingleses lembram do dia 15 de abril de 1989 com carinho pelos torcedores que se foram. 

bolinha Últimas Notícias