bolinha Notícia

Quem foi Doval? O mais carioca dos argentinos!

Quem foi Doval? O mais carioca dos argentinos!

Horário Publicado 04/09/2020

Doval, nascido em Buenos Aires, deixou o San Lorenzo em 1969 para atuar no Flamengo. Ele é o estrangeiro com mais gols vestindo a camisa rubro-negra até hoje. Foram, ao todo, 95 bolas na rede em 263 jogos. Foi bicampeão carioca com o Flamengo (1972 e 74).

Se adaptou tão bem ao Rio de Janeiro que resolveu se naturalizar brasileiro. Era figura carimbada nas praias cariocas, e ficou conhecido como o mais carioca dos argentinos.

Em entrevista concedida para a TV Globo na época, Doval afirmou: “Gostei muito das pessoas do Rio de Janeiro, do povo carioca, quando cheguei aqui. As pessoas são muito amáveis”.

No final de 1975, no entanto, Doval trocou o Flamengo pelo Fluminense. Ele foi inserido numa troca tripla entre os dois clubes. Doval, mais o goleiro Renato e o lateral-esquerdo Rodrigues Neto foram para as Laranjeiras, enquanto o goleiro Roberto, o lateral-direito Toninho e Zé Roberto foram para a Gávea.

No Fluminense foi campeão carioca em 1976 e artilheiro da competição. Sua passagem por lá, no entanto, não foi tão marcante. Até hoje ele é mais lembrando como jogador do Flamengo.

Pela seleção de seu país, Doval atuou apenas uma vez. Até por isso resolveu se naturalizar. Ele afirmou, numa entrevista também à TV Globo na época, o seguinte:

“Eu morreria em campo pelo Brasil jogando contra a Argentina. Daria tudo para fazer 4, 5 gols”. Sua vontade, no entanto, nunca se realizou.

Doval, infelizmente, sofreu um ataque cardíaco em 1991 e morreu com apenas 47 anos, em Buenos Aires.

bolinha Últimas Notícias